Pensar...

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes." (Augusto Cury) A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria. Santo Tomás de Aquino.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A MÚSICA EM NOSSA VIDA

A MÚSICA tem um poder inigualável em nossa vida, mexe com nossos sentidos.

A música pode nos ajudar a enfrentar situações difíceis no dia a dia.

Os sons das músicas têm o poder de nos tocar, tornando-se aliados de nosso crescimento emocional e espiritual.

Experimente observar que, conforme a ocasião é o tipo de música que gostamos de ouvir. Nosso estado mental é que pede o tipo de som, melodia ou música.

Os benefícios terapêuticos da música são grandes: ela promove a comunicação, o relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização, o relaxamento mental, o descanso, a introspecção, atendendo nossas necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

A musicoterapia ajuda a desenvolver potenciais, restaurar funções, alcançar uma melhor qualidade de vida.

Hoje, vemos a música ser utilizada em hospitais, centros de terapia, clínicas de sono, escolas, centros de reabilitação da saúde, clínicas estéticas, abrigos, asilos e spas.

O som, ao entrar em nosso organismo, acalma ou agita; induz à introspecção ou à expressividade; estimula afetos, traz recordações.

A música está presente em todos os momentos bons ou ruins de nossa vida: na escola no aprendizado, nas vivências grupais, nos amores, nas viagens, aniversários, encontros familiares, no casamento, na morte e tantos momentos. Ela nos remete ao passado, transportando-nos no tempo. Ajuda-nos a refletir sobre ideias, temas e assuntos do mundo e sobre nós mesmos. Expressa nossos sentimentos mais profundos e pensamentos. A música já traz um significado para nossa vida quando ainda somos fetos ou bebês, no útero de nossa mãe.

A música serve para ouvir, apenas curtir, para cantar ou para dançar. A de qualidade ou que traz sentido, é aquela que você escuta e sente que te despertou algo interior, seja pela letra ou pela melodia.

Gostar de uma música só porque ela está na “moda”, pode ser insignificante, pois o auge de um artista pode não durar muito, fazendo com que muitos sucessos atuais, sejam efêmeros.

É importante escutarmos músicas de diferentes estilos; para nos possibilitar diferentes visões, interpretações e melodias do mundo.

Dorival Caymmi, compôs em “ Samba de Minha Terra”, a letra:

“Quem não gosta de samba,

Bom sujeito não é,

É ruim da cabeça,

Ou doente do pé.”

Não é preciso amar todos os ritmos, mas respeitá-los, é necessário, porque hoje, a liberdade de expressão, faz parte de nossas vidas, “ainda bem!”

Cada ritmo tem algo de especial ou mágico, porque nos envolve, faz rir, chorar, gritar, emocionar, relembrar, reviver, sentir, mudar conceitos, analisar a realidade, compreender.

É IMPOSSÍVEL VIVER SEM MÚSICA, ALIMENTO PARA A ALMA.



Adriane Ceresoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário